E se você fosse... Esaú?
E
se você fosse... Esaú?
Lá vem ele de novo. Por que ele não
larga do meu pé? Mas ele já nasceu literalmente assim. “Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo
que foi chamado Jacó.” (Gênesis 25.26 a)
Ele sempre quer tudo o que eu tenho. Sempre
foi assim. “E os filhos lutavam no ventre
dela; então ela disse:
_ Por
que estou eu assim?
E foi
consultar ao Senhor.
Respondeu-lhe
o Senhor:
_ Duas
nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um
povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço.” (Gênesis 25.22-23)
Talvez esses tenham sido os pensamentos de
Esaú. No entanto, deve ser bem difícil ter que dividir tudo o tempo todo.
Irmãos gêmeos são assim. Se este é o seu caso, você deve saber bem do que eu
estou falando. No caso de gêmeos univitelinos, ainda tem que dividir a mesma
aparência. Pense como deve ser difícil ficar o tempo todo tendo que provar que
você é você mesmo, até para os seus pais.
Garanto que não deve ser nada fácil ter que
ficar a vida toda tendo que lidar com a desconfiança dos outros. “É você mesmo?”. “Ontem te vi na rua, era
você ou o seu irmão?” “Já te dei! Ah, não dei? Era o seu irmão? Era o seu irmão
mesmo ou era você?” Acho que é quase uma tortura ter que ser alvo de tanta
desconfiança. No caso de Esaú e Jacó, não havia este agravante. “Respondeu, porém, Jacó a Rebeca, sua mãe:
Eis que Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso.” (Gênesis 25.22-23). Mas
nem por isso as coisas eram fáceis para eles.
Se você já teve um bebê em casa, sabe o
quanto eles dão trabalho. Eles choram o tempo todo, precisam de muitos cuidados
e tudo se torna muito mais difícil quando são dois de uma vez só.
Deve ter sido assim o tempo todo com os dois.
E parece que os pais de Esaú e Jacó apresentaram uma falha, eles mostravam
claramente a preferência que tinham. “Isaque
amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó.” (Gênesis
25.28).
“OK!
Tudo bem. Se ele é o Menininho da Mamãe, eu sou o Campeão do Papai. Eu sou
forte. Eu sou mais eu. Ele tem que amargar o fato de que sou o mais velho. Fui
eu que nasci primeiro.” Será que foram estes os pensamentos de Esaú?
Pense
agora em Esaú, o Campeão do Papai, correndo pelos campos. Pense no orgulho que
Esaú deu ao seu pai quando trouxe para casa a sua primeira caça. “Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se
perito caçador, homem do campo.”(Gênesis 25.27a).
Ele era o maioral. Tudo o que ela fazia o
papai aplaudia. Ele era o mais velho e ficaria com a maior parte da herança. O
que Esaú queria mais da vida? Seu bolso já estava garantido.
O problema era que... Quando se tem tudo de
mão beijada, não se costuma dar o verdadeiro valor.
“Jacó
havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado.
E disse
Esaú a Jacó:
_Deixa-me,
peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado.
Por
isso se chamou Edom.
Respondeu
Jacó:
_Vende-me
primeiro o teu direito de primogenitura.
Então
replicou Esaú:
_ Eis
que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de
primogenitura?
Ao que
disse Jacó:
_ Jura-me
primeiro.
Jurou-lhe,
pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Jacó deu a Esaú pão e o
guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho.
Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.” (Gênesis 25.29-34).
Foi isso mesmo?! Esaú vendeu toda a sua
herança por um prato de lentilhas?! Isso só pode ser brincadeira! Mas não é. E
você sabia que muitas pessoas fazem a mesma coisa? Elas trocam a sua herança
nos Céus, que nos foi dada por Jesus, por pequenas coisas aqui da Terra. E foi
isso que Esaú fez, ele “desprezou a sua
primogenitura.” (Gênesis 25.34.c).
Vendeu barato, não vendeu? Mas vendeu. E
ponto final. Trato é trato. Não adianta encher a barriga e depois fingir que
nada aconteceu. Esaú não tinha mais direito à primogenitura.
Algum tempo depois...
“Quando
Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não
podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe:
_ Meu
filho!
Ele lhe
respondeu:
_ Eis-me
aqui!
Disse-lhe
o pai:
_ Eis que agora estou velho, e não sei o dia da
minha morte; toma, pois, as tuas armas, a tua aljava e o teu arco; e sai ao
campo, e apanha para mim alguma caça; e faze-me um guisado saboroso, como eu
gosto, e traze-me, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe,
antes que morra.
Ora,
Rebeca estava escutando quando Isaque falou a Esaú, seu filho. Saiu, pois, Esaú
ao campo para apanhar caça e trazê-la” (Gênesis27.1-5).
E prontamente ele correu para buscar a caça e
então receber uma bênção de seu pai. Mas Rebeca escutou tudo e convenceu Jacó a
enganar o pai, tomando o lugar de Esaú.
“Tão
logo Isaque acabara de abençoar a Jacó, e este saíra da presença de seu pai,
chegou da caça Esaú, seu irmão;e fez também ele um guisado saboroso e,
trazendo-o a seu pai, disse-lhe:
_ Levanta-te,
meu pai, e come da caça de teu filho, para que a tua alma me abençoe.
Perguntou-lhe
Isaque, seu pai:
_ Quem
és tu?
Respondeu
ele:
_ Eu
sou teu filho, o teu primogênito, Esaú.
Então
estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse:
_ Quem,
pois, é aquele que apanhou caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu
viesses, e abençoei-o, e ele será bendito.
Esaú,
ao ouvir as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse
a seu pai:
_ Abençoa-me
também a mim, meu pai!
Respondeu
Isaque:
_ Veio
teu irmão e com sutileza tomou a tua bênção.
Disse
Esaú:
_ Não
se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? Tirou-me o
direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção.
E
perguntou:
_ Não
reservaste uma bênção para mim?” (Gênesis27.30-36)
Ah! Então ele lembrou que a primogenitura não
era mais dele. Foi enganado como? Tudo o que Jacó fez foi cobrar um preço
exorbitante por uma coisa de nada. Acho que Esaú não estava levando a coisa a
sério, mas Jacó estava.
Palavras em vão sempre são perigosas. A
Bíblia diz:
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disso é de
procedência maligna.” (Mateus
5.37)
Cuidado com as brincadeiras e
as meias verdades. Elas são tão perigosas quanto à mentira. E nós sabemos que o
pai da mentira é o diabo. (João 8.44c)
O que aconteceu por Esaú
desprezar, tratando com descaso a sua primogenitura? Ele perdeu a sua bênção. Agora, o Campeão do Papai
teria que viver por si mesmo.
A Bíblia fala sobre pessoas que receberam o
dom de Deus e acabaram enterrando em uma parábola que Jesus contou:
“Veio em seguida o que recebera apenas um talento e disse:
_ Senhor, sei que és severo, que ceifas onde não semeaste e
colhes de onde nada puseste, por isso, como tive medo de ti, escondi o teu
talento na terra; eis, aqui tens o que é teu.
O homem, porém, lhe respondeu:
_ Servidor mau e
preguiçoso, se sabias que ceifo onde não semeei e que colho onde nada pus,
devias pôr o meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, a fim de que, regressando,
eu retirasse com juros o que me pertence.
E prosseguiu:
_Tirem-lhe, pois, o talento que está com ele e dêem-no ao que
tem dez talentos, porquanto, dar-se-á a todos os que já têm e esses ficarão
cumulados de bens. Quanto àquele que nada tem, tirar-se-lhe-á mesmo o que
pareça ter; e seja esse servidor inútil lançado nas trevas exteriores, onde
haverá prantos e ranger de dentes".
(Mateus 25.24-30)
Esaú não prestou atenção na grande bênção que
tinha nas mãos. Achava que estava a salvo porque sempre teria o papai por perto
para resolver tudo. Mas não desta vez.
Se você fosse Esaú eu te daria um conselho:
Não despreze as bênçãos que o seu Pai do Céu te deu.
Rose
Amaral
Junho
de 2014
O Livro de Êxodo
Êxodo
O Livro
de Êxodo fala de redenção, a própria palavra Êxodo quer dizer saída.
Assim como Gênesis é o livro dos
começos, Êxodo é o livro da redenção. O livramento dos israelitas oprimidos do
Egito é tipo de toda a redenção. (I Coríntios 10:11).
A severidade da escravidão no
Egito (tipo do mundo) e Faraó (um tipo de Satanás) Exigiam por assim dizer, a
preparação do libertador Moisés (2:1-4:31), um tipo de Cristo.
A luta com o opressor (5:1-11:10)
culmina com a partida (grego, êxodo ou saída) dos hebreus do Egito. São remidos
pelo sangue do cordeiro pascoal (12:1-28) e pelo poder de Deus manifestado na
travessia do mar Vermelho (13:1-14:31).
A experiência da redenção,
festejada mediante o cântico triunfal dos redimidos (15:1-21), é seguida pela
prova que têm de enfrentar no deserto (15:22-18:27).
No monte Sinai a nação redimida
aceita a lei (19:1-31:18). O não depender da graça conduz a infração e à
condenação (32:1-34:35). Contudo, triunfa a graça de Deus ao ser dado ao povo o
tabernáculo, o sacerdócio e os sacrifícios, mediante os quais o povo redimido
podia adorar o Redentor e ter comunhão com ele (36:1-40:38).
Embora o livro de Êxodo não
declare em nenhum lugar que Moisés fosse seu autor, toda a lei abrangida pelo
Pentatêuco, que compreende principalmente a parte que se estende desde Êxodo 20
e atravessa o livro de Deuteronômio, declara mediante termos positivos e
explícitos seu caráter mosáico.
Afirma-se que Moisés é o escritor
do livro do pacto (capítulos 20 a 23) que abrange os dez mandamentos bem como os
juízos e as ordenanças que os acompanham (24:4, 7). Afirma-se que o assim
chamado código sacerdotal, que se ocupa do ritual do tabernáculo e do
sacerdócio que figura no restante do livro do Êxodo (exceto os capítulos 32 a
34), foram dados diretamente por Deus a Moisés (25:1, 23, 31; 26:1, e assim por
diante).
O levantamento do tabernáculo
apresenta-se como um trabalho "segundo o Senhor havia
ordenado..."Tanto esta terminologia como outras semelhantes aparecem
muitas vezes nos capítulos 39 e 40.
A paternidade literária mosaica é
igualmente ressaltada numa destacada seção narrativa: a vitória de Israel sobre
Amaleque (17:4). Em uma referência tomada do capítulo 3 do Êxodo, o Senhor
Jesus denomina o Pentateuco em geral e o Êxodo em particular, "o livro de Moisés"
(Marcos 12:26).
A atual exegese conservadora, bem
como a tradição, sempre afirmaram que Moisés é o autor. As teorias de alguns
críticos não nos oferecem substitutivo adequado para a autenticidade mosaica.
Fonte:
Merrill F. Unger , Doutor em Filosofia e Letras
E se você fosse... a ovelha perdida?
E se você fosse... a ovelha perdida?
Uma ovelha, eu?! É, todos nós somos.
Jesus é o bom pastor "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a
sua vida pelas ovelhas.” (João 10.11)
Certa vez,
Jesus contou a história da ovelha que se perdeu.
"Qual de vocês que,
possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e
vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra,
coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e
vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'.
Eu digo que, da mesma
forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por
noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.” (Lucas 15.4-7)
A ovelha perdida é aquela distraída que acaba se desgarrando do
rebanho.
Muitas coisas fazem uma ovelha se desgarrar. Ela pode se desgarrar
porque se distraiu olhando alguma coisa (uma borboleta, talvez) ou porque era
fraca e não conseguiu acompanhar o ritmo das outras. Ou quem sabe caiu e
ninguém veio ajudá-la a se levantar?
O problema é que quando uma ovelha se perde, ela acaba se
machucando ou se machucando mais ainda do que já estava.
Então ela fica ali, quietinha, esperando que seu pastor volte para
buscá-la. Isso porque ela não tem força ou não sabe reencontrar o caminho de
volta.
Mas eu tenho uma boa notícia para você: Jesus não esqueceu de você.
Ele é seu Bom Pastor. Ele deu a Sua vida por você. Lembre-se que o Bom Pastor
dá a vida pelas suas ovelhas. Ele está pronto para te resgatar e te colocar nos
ombros. E ele vai fazer uma festa quando isso acontecer.
Então, se você fosse a ovelha perdida eu te diria para dar um
“Méeee”, mesmo que seja baixinho, para mostrar para o seu Bom Pastor que você
deseja ser encontrada.
Rose
Amaral
Junho
de 2014
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