Êxodo
O Livro
de Êxodo fala de redenção, a própria palavra Êxodo quer dizer saída.
Assim como Gênesis é o livro dos
começos, Êxodo é o livro da redenção. O livramento dos israelitas oprimidos do
Egito é tipo de toda a redenção. (I Coríntios 10:11).
A severidade da escravidão no
Egito (tipo do mundo) e Faraó (um tipo de Satanás) Exigiam por assim dizer, a
preparação do libertador Moisés (2:1-4:31), um tipo de Cristo.
A luta com o opressor (5:1-11:10)
culmina com a partida (grego, êxodo ou saída) dos hebreus do Egito. São remidos
pelo sangue do cordeiro pascoal (12:1-28) e pelo poder de Deus manifestado na
travessia do mar Vermelho (13:1-14:31).
A experiência da redenção,
festejada mediante o cântico triunfal dos redimidos (15:1-21), é seguida pela
prova que têm de enfrentar no deserto (15:22-18:27).
No monte Sinai a nação redimida
aceita a lei (19:1-31:18). O não depender da graça conduz a infração e à
condenação (32:1-34:35). Contudo, triunfa a graça de Deus ao ser dado ao povo o
tabernáculo, o sacerdócio e os sacrifícios, mediante os quais o povo redimido
podia adorar o Redentor e ter comunhão com ele (36:1-40:38).
Embora o livro de Êxodo não
declare em nenhum lugar que Moisés fosse seu autor, toda a lei abrangida pelo
Pentatêuco, que compreende principalmente a parte que se estende desde Êxodo 20
e atravessa o livro de Deuteronômio, declara mediante termos positivos e
explícitos seu caráter mosáico.
Afirma-se que Moisés é o escritor
do livro do pacto (capítulos 20 a 23) que abrange os dez mandamentos bem como os
juízos e as ordenanças que os acompanham (24:4, 7). Afirma-se que o assim
chamado código sacerdotal, que se ocupa do ritual do tabernáculo e do
sacerdócio que figura no restante do livro do Êxodo (exceto os capítulos 32 a
34), foram dados diretamente por Deus a Moisés (25:1, 23, 31; 26:1, e assim por
diante).
O levantamento do tabernáculo
apresenta-se como um trabalho "segundo o Senhor havia
ordenado..."Tanto esta terminologia como outras semelhantes aparecem
muitas vezes nos capítulos 39 e 40.
A paternidade literária mosaica é
igualmente ressaltada numa destacada seção narrativa: a vitória de Israel sobre
Amaleque (17:4). Em uma referência tomada do capítulo 3 do Êxodo, o Senhor
Jesus denomina o Pentateuco em geral e o Êxodo em particular, "o livro de Moisés"
(Marcos 12:26).
A atual exegese conservadora, bem
como a tradição, sempre afirmaram que Moisés é o autor. As teorias de alguns
críticos não nos oferecem substitutivo adequado para a autenticidade mosaica.
Fonte:
Merrill F. Unger , Doutor em Filosofia e Letras
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