Maio é o mês de lutarmos por nossas famílias e a nossa proposta é que cada membro da Igreja se comprometa em reservar um tempo de oração diária por sua família e as famílias da igreja da qual está inserido e a família brasileira em geral. Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo moverá as nossas almas, despertará nossas igrejas e sarará a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7.14. Faça disso uma prioridade em seu jejum.
1 - Faça seu compromisso: Escolha no calendário do Programa da Igreja o melhor dia da semana para jejuar. A) Esforce-se em incluir a sua família neste jejum. B) Veja qual será a duração do seu jejum, algumas horas, uma refeição... Comprometa-se com Deus, Ele conhece as suas limitações procure dar a Ele o seu melhor. C) A que atividades físicas ou sociais você irá se restringir? D) Quanto tempo por dia você dedicará à oração e a Palavra de Deus? Fazer esses compromissos com antecedência o ajudará a sustentar seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazer você abandoná-lo.
2- Prepare-se Espiritualmente. O fundamento básico do jejum e da oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear suas orações. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração: A) Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados. B) Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus ( 1 João 1.9). C) Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Marcos 11.25; Lucas 11.4; 1 7.3,4). D) Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar. E) Peça a Deus para enchê-lo do Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Efésios 5.18 e Sua promessa em 1 João 5.14,15. F) Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12.1,2). G) Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Salmos 48.9,10; 103.1-13). H) Comece o seu tempo de jejum e oração com um coração cheio de expectativas (Hebreus 11.6). i) Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gálatas 5.16,17). Então se esforce em evitar iras, aborrecimentos, brigas e contendas consigo e com o próximo.
3- Comece o jejum antes da meia noite do dia anterior ( os casados, em acordo um com outro não devem ter relação sexual neste período); se você acordar de madrugada ore pelo propósito e por você para Deus te ajudar espiritualmente nesta tarefa ( é bom fazer uns dias antes um jejum pela sua própria vida). Para aproveitar espiritualmente ao máximo seu período de jejum, separe algum tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum. A) Pela manhã comece o seu dia com louvor e adoração. Caso você trabalhe ou estude coloque o relógio para despertar uns 15 minutos mais cedo. B) Ore de preferência de joelhos, leia e medite na Palavra de Deus. C) Convide o Espírito Santo para trabalhar em você, fazendo prevalecer e realizando a Sua boa vontade de acordo com Filipenses 2.13. D) Peça a Deus que o use. Peça a Ele que mostre a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu país e assim por diante. E) Ore pela visão dele em sua vida e por poder para fazer a Sua vontade. F) Durante o dia, caso você possa, volte à oração e à Palavra de Deus ou ore em espírito não perca o foco. G) Passe um tempo intercedendo pelos líderes e irmãos de sua comunidade e nação, pelos milhões de pessoas não alcançadas, por sua família e por suas necessidades especiais. H) À noite fique um tempo sozinho, sem pressa, para "aproveitar mais da presença de Deus"; se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar; evite assistir televisão, e outras coisas que possam desviar o seu foco espiritual, você pode até usar a televisão para ver um vídeo com mensagens a que venham fortalecer sua vida espiritual. Neste período procure usar o tempo que você perdia diante da televisão com programas improdutivos e procure assistir com toda família alguma pregação para edificar sua vida e sua família. I) Se possível, comece e termine o dia de joelhos com o seu cônjuge, caso seja casado, e se tem filhos, procure agregá-los, para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Se você tem filhos pequenos, não force nenhum deles a entrar no seu ritmo de oração e jejum, procure conversar com eles mostrando a importância destes exercícios espirituais e crianças pequenas precisam alimentar-se bem, mostre a eles que eles podem se abster de outras coisas como a televisão, jogos em computador, vídeo games, etc. J) Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.
4- Espere os Resultados. Se você se submeter sinceramente ao Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus, se meditar consistentemente em Sua Palavra, você experimentará um aumento na percepção da presença de Deus (João 14.21). O Senhor lhe dará um novo e fresco discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irão se fortalecer. Você se sentirá mental, espiritual e fisicamente renovado. E verá respostas às suas orações; um simples jejum, entretanto, não é um remédio "cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos diariamente ser cheios do Santo Espírito, nós também precisamos de novos períodos de jejum diante de Deus. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar ( Mateus 6.16-18; Mateus 9. 14 e 15).
Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fazê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado jejuar muito tempo da primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação, se você quebrar o jejum não abandone sua espiritualidade ore à Deus, peça perdão e busque a ajuda do Espírito Santo para te capacitar a exercitar esta importantíssima ORDEM DO SENHOR JESUS. Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo por sua fidelidade. Precisamos urgentemente ser encorajados a jejuar e orar, repetidamente, até que experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação amada e em todo o mundo.
Adaptado do livro de Bill Bright / Pr. Hamilton de Carvalho
Readaptado por R. A. O.