O Menino Jesus e o Pentateuco

 O Menino Jesus e o Pentateuco

O cumprimento das leis do Pentateuco começa na vida de Jesus, por seus pais: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."  (Provérbios 22 : 6) Jesus conhecia as leis porque foi educado por seus pais dentro dos preceitos judaicos.
            Ao oitavo dia, Jesus foi levado ao templo[1], foi circuncidado: "Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado."  (Gênesis 17 : 10) e seus pais ofereceram uma oferta: "E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos."  (Lucas 2 : 24.)
Aos doze anos Jesus participou de uma festa em Jerusalém, a festa da Páscoa, a qual seus pais iam todos os anos (Lc 2.41) : "GUARDA o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite."  (Deuteronômio 16 : 1)
As primeiras palavras de Jesus registradas na Bíblia ocorrem ao final desta festa, quando os seus pais, que o buscavam, o encontraram no meio dos doutores, no templo, quando ele diz aos seus pais: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém  tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.49). Nesta passagem ele já se reconhece como filho de Deus, a semente da mulher que fere a cabeça da serpente, de Gênesis 3.15.
            No mesmo texto de Lucas, mostra o cumprimento de Jesus às leis do Pentateuco, não feitas em palavras e sim em obras, quando diz que: “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.” (Lucas 2.51 a). A submissão de Jesus a seus pais é um cumprimento do mandamento que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20.12). Este mesmo mandamento é aplicado em palavras pelo Senhor Jesus em Mateus 15.4: "Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá." E com o jovem rico que foi visitá-lo: "Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."  (Mateus 19 : 19)
            A submissão aos pais era uma questão muito importante para os judeus, um jovem desobediente poderia ser levado por seus pais aos sacerdotes para ser apedrejado pelo povo, é por isso que Jesus diz que quem maldissesse a seus pais morreria, esta lei acerca dos filhos desobedientes é encontrada em Deuteronômio 21.18-21, que diz: “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos. Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar. E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.”
Honrar aos pais foi um mandamento seguido por Jesus, assim como também lembrado por ele em suas interlocuções.


Rose Amaral


[1] Ler Lucas 2.21-24

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...