Como a Bíblia foi Formada


 Como a Bíblia foi Formada

 Rose   Amaral
A Bíblia é uma fonte inesgotável da Palavra de Deus. Mas a Bíblia não é um livro qualquer. O que diferencia a Bíblia dos demais livros é a sua inspiração divina. (“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo 2ª Pedro 1.21). É por isso que ela é chamada de Palavra de Deus.
A Bíblia possui uma superioridade em relação aos demais livros porque ela contém mais verdades que todos os demais outros livros juntos. E o mais importante: A Bíblia só contém a verdade.
A Bíblia demorou muitos séculos para ser escrita e não era composta no formato que temos hoje.
Não se sabe quantos nem quais são os escritores da Bíblia de uma forma exata.
Mas podemos apontar os escritores reconhecidos da Bíblia : Moisés, Josué, Esdras, Neemias, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias,  Ageu, Zacarias, Malaquias, Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Thiago, Pedro e Judas. No entanto, muitos livros da Bíblia são anônimos ou escritos por mais de uma pessoa. Foram muitos os escritores da Bíblia, mas apesar de serem homens de diferentes classes e formações, a Bíblia possui uma unidade.
O vocábulo Bíblia vem do grego, língua em que foram escritos os originais do Novo Testamento. Este termo vem do nome que os gregos davam à folha do papiro preparada para a escrita: biblos.
O papiro era uma folha preparada para a palavra escrita. O papiro era uma planta aquática que crescia junto aos rios, lagos e banhados do Oriente, cuja entrecasca servia para a escrita. As tiras extraídas do papiro eram coladas umas às outras até formarem um rolo. (“Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje.” Jeremias 36.2)


Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?”Mt 21.42), Sagradas Escrituras ("E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."  II Timóteo 3 : 15)), Livro do Senhor (“Buscai no livro do SENHOR, e lede; nenhuma destas coisas faltará, ninguém faltará com a sua companheira; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado.” Is 34.16) e Palavra de Deus (“Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.Mc 7.13).
A Bíblia é dividida em Velho Testamento e Novo Testamento. A palavra Testamento vem do grego diateke e significa aliança ou concerto. O testamento também é um documento que contém a última vontade de alguém quanto à distribuição de seus bens após a sua morte.
O Antigo Testamento contém 39 livros divididos em 4 grupos: Lei (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), História (Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester), Poesia (Jó, Salmos, Provérbios, Livro do Eclesiastes ou  Pregador e Cantares de Salomão) e Profecia (esta parte é dividida em profetas maiores:  Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel; e profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).
A Lei, também conhecida como Pentateuco (Torá) é classificada em cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Estes livros contam a origem de todas as coisas, a lei e o estabelecimento de Israel como nação eleita por Deus.
A HISTÓRIA é classificada em 12 livros: Josué, Juízes, Rute , 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Eles contam a história de Israel em vários períodos.
As Profecias são classificadas em 17 livros, divididos em profetas maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel; e profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O Novo Testamento é composto de 27 livros, classificados em: Narrativa sobre a Vida de Jesus (São os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João; os três primeiros são chamados de sinópticos porque são muito parecidos. Os quatro Evangelhos mostram a manifestação de Cristo na terra. São quatro formas diferentes de se escrever sobre a mesma pessoa), História (Atos dos Apóstolos, que registra a história da igreja primitiva), Epístolas ou Cartas (Romanos, 1° Coríntios, 2° Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessanolicenses, 2ª Tessanolicenses, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago,  1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2ª João,3ª João e Judas) . As cartas contem as doutrinas da Igreja. Nove delas são dirigidas às igrejas (de Romanos a 2ª Tessanolicenses), quatro a indivíduos (Timóteo, Tito e Filemom), uma aos hebreus cristãos e sete são universais, pois foram escritas por Tiago, Pedro, João e Judas a todos indiscriminadamente. E por último a Profecia: Apocalipse ou Revelação. Esta profecia é escrita no gênero apocalíptico e fala do fim dos tempos. Diferente da grande maioria dos livros proféticos, o gênero apocalíptico não dá ao homem uma chance de mudar o quadro, pois trata da consumação dos tempos. O fim dos tempos é contado com um ponto final e quem termina e põe um ponto final na história é Jesus.
Em 90 a. C., em Janmia, um concílio de rabinos presididos por Johanan Bem Zakai, reconheceram e fixaram o cânon do Antigo Testamento. A Bíblia só foi dividida em capítulos em 1250 d.C, pelo cardeal de Saint Cher. Antes não havia esta divisão. 

Fonte:

Apostila da FAIT, de Bibliologia (Módulo Laranja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante! Agradecida!!

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...