A Importância da Educação Religiosa

A Importância da Educação Religiosa


Rose Amaral

A busca pelo conhecimento sempre foi alvo daquele que procura a Deus. "O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria."  (Provérbios 18 : 15).  O conceito de educação não é novo. Logo que o povo de Israel passou pelo Mar Vermelho, Deus chamou Moisés à responsabilidade de, juntamente com os anciãos e os sacerdotes, de ensinar ao povo os seus ensinamentos. “E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado.” (Êxodo 19.7).

           

            Sabemos que toda educação cristã deve ter Jesus como centro. Jesus é a palavra viva que desceu do céu. "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."  (João 1 : 14). O aluno deve ser levado a aceitar Jesus como Salvador pessoal e Senhor de sua vida.
            Jesus ensinava sempre que tinha oportunidade. Ele ensinava no templo e também ao ar livre. Estando em uma casa, não perdia tempo em ensinar a Palavra de Deus. Não importava que fossem muitos ou poucos. Jesus não perdia a oportunidade para o ensino. “E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. E, abrindo a sua boca, os ensinava. (Mateus 4.1 e 2)
           
            Assim como o Cristianismo trouxe uma nova luz para o mundo corrompido, já que as escolas surgiram ao redor dos conventos e igrejas, a Reforma Protestante também trouxe uma nova luz para os dias atuais. Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação escolar. No século XVI, Lutero trouxe a reforma Protestante. A Reforma veio trazer uma mudança de grande impacto, já que estimulava a educação pública, universal e gratuita, para quem não poderia custeá-la. Os primeiros modelos de uma educação deste tipo, vieram justamente dos protestantes e só depois foram adotados pelo Estado.
Não devemos nos esquecer da importância dos pais na Educação Religiosa: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."  (Provérbios 22 : 6). É dever dos pais ensinar a criança no caminho e não apenas apontar o caminho. Muitos pais encaminham seus filhos à Escola Dominical, mas ficam em casa em meio a seus afazeres. Todo ensinamento deve vir em primeiro lugar pelo exemplo. Pais que não dão exemplo não estão ensinando seus filhos. “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não é uma máxima a ser usada na educação cristã e nem em qualquer outra.

            É importante estabelecer alvos educacionais, o que queremos ensinar. Os alvos educacionais dão significado ao ensino e evitam perda de tempo e evitam desvios. Os propósitos da educação cristã e preparar os educando e buscar a sua participação. Um caráter cristão não se obtém pela força ou pelo treinamento. Ele deve ser moldado no homem interior, pelo Espírito Santo.  Aquele que ensina deve ter em mira o desenvolvimento do aluno e fazer com que ele manifeste um caráter cristão. Não esquecendo que quem educa está evangelizando, cumprindo o “ide” de Jesus: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."  (Marcos 16 : 15)

            A instrução da igreja em nossos dias é nossa responsabilidade: ensinar e preparar instrutores para que o Reino de Deus continue a crescer. O mundo atual precisa ser impactado pela Educação através da luz das Escrituras, pois ela é a única diretriz capaz de transformar vidas e a sociedade.

Fonte:
ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada, revista e corrigida. Edição com letra grande. Sociedade Bíblica do Brasil. Baueri, SP.1988.
Apostila da FAIT, de Educação Religiosa (Módulo Laranja).

OLIVEIRA, Marcelo Ribeiro de, A Bíblia na Versão Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante! Agradecida!!

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...