Já curtiu?

Pesquisar este blog

Artigos minitérios indios Kayapó Guajajara Kanela Tembés dia dos indios, indios kayapós guajajaras tembés dia dos indios artigos


Encontrei estes Artigos de muita importância e repasso-o a todos.  Bjos

Ministério Kayapó

Ministério Kayapó
Temos trabalhado por anos entre os índios Kayapó, Xikrí e Bacajá do Norte do Brasil, plantando igrejas que se tornaram autóctones. Atualmente capacitamos liderança autóctone de 13 comunidades Kayapó, através do Curso Bíblico Kayapó e estabelecendo base missionária de alcance aos índios que residem na cidade de Redenção-Pa, com visitas nos hospitais e reuniões de estudo bíblico.
O filme Jesus em Kayapó, fitas cassete com narrativas do AT e NT e livretos com narrativas bíblicas em Kayapó, tem sido algumas de nossas estratégias na evangelização deste povo.
Somado a isso, temos tido a visão de investir no crescimento espiritual das mulheres Kayapó, com retiros espirituais, onde as mesmas recebem instrução bíblica e orientações de como devem 

Ministério Guajajara

Ministério Guajajara
Temos trabalhado por 36 anos entre os índios Guajajara do Nordeste do Brasil, estado do Maranhão, plantando igrejas e ao mesmo tempo treinando liderança autóctone no Treinamento Indígena Guajajara em Barra do Corda-Ma.
O alvo é alcançar todas as seis reservas Guajajara com o evangelho, um total de 13000 índios. Para isso, investimos na produção do programa de Rádio Guajajara, projeções do filme Jesus 



Ministério Kanela

Estamos há quase quatro anos trabalhando com o Povo Kanela. Desde Outubro de 2006, quando entramos na Aldeia Escalvado (A maior aldeia deste povo), temos enfrentado problemas com a permissão para nos mantermos na aldeia. Após um ano de estágio na Aldeia Escalvado, tivemos que sair por ordens da FUNAI (Setembro de 2007). Tentamos contatos com os Kanela Apãnjêkrá da Aldeia Porquinhos (A segunda aldeia Kanela na região). Conseguimos estabelecer contatos bons, mas obtivemos da FUNAI uma permissão restrita somente para ficarmos na aldeia 15 dias e não podermos construir moradia alguma.
Na aldeia Porquinhos, ficamos de Janeiro de 2008 a Abril de 2010, fazendo visitas mensais ou bimestrais, tentando manter mais aproximação com o povo. Como não podíamos construir nada, ficamos sempre hospedados na casa dor irmão Zequinha Kanela (O único crente na aldeia), juntamente com sua esposa Rosamélia e os seus 5 filhos.
Desenvolvemos uma grande amizade com estes irmãos e temos tentado alcançar o povo para o Senhor com muitos desafios. 
O Povo Kanela é muito conhecido por seu corte característico, pelas corridas de revezamento com toras de buriti e também por suas festas culturais. Enquanto estávamos na aldeia, nos esforçamos para aprender a língua Kanela que tem em seu alfabeto 17 vogais e 13 consoantescom sons bem diferentes do Português. Como grande parte dos Kanela é bilíngüe, fizemos muitos levantamentos para conhecermos melhor a cultura, suas crenças, festas e rituais.
Como mencionamos a corrida com toras de buriti, onde dois grupos correm por quilômetros revezando entre si (os participantes do mesmo grupo no caso), sendo que o grupo que conseguir circular a aldeia primeiro e chegar ao centro torna-se ganhador. Tanto homens, quanto mulheres fazem esta corrida. Desde cedo as crianças na cultura são treinadas para correrem com toras de buritis.
Hoje o Povo sofre com o crescimento do alcoolismo, tabagismo e de doenças como a tuberculose, bronquite, diabetes, etc., que tem ceifado a vida de muitos indígenas e causado muitos conflitos na aldeia. Alem disso há os problemas com a demarcação da terra, exploração ilegal de madeiras e a exploração social por comerciantes da cidade.
Se junte a nós em oração para alcançar este povo para o Senhor e mudar esta realidade. Ore para que este Povo seja transformado pelo poder de mudança que só o Evangelho do Senhor Jesus Cristo faz.



Ministério Tembé


A igreja evangélica Tembé nas aldeias próximas a cidade de Tomé-açu é uma realidade, o trabalho entre os Tembé na região nordeste do Pará tem sido relevante para os crentes ali batizados,  a MEIB como missão aos índios tem dado o apoio necessário juntamente com a Igreja Batista em Tomé-açu para que isso aconteça. Há uma preocupação nossa como missão de pregar o evangelho de maneira que se observa toda a questão cultural e linguística dos Tembé, pois o conhecimento adequado de uma pratica religiosa indígena, entendida como um conhecimento construído, transmitido e transformado socialmente na relação entre pessoas e o sobrenatural ou transcendente é de fundamental importância para a cultura do povo Tembé.
A questão religiosa para os Tembé é todo o seu contexto histórico cultural, ou seja, para eles é a sua própria cultura e seu cotidiano e tudo que tiver ligado a natureza, seus cantos, danças, lutas etc. para Rubem Alves (2000), a religião está mais próxima de nossa experiência pessoal do que desejamos admitir; constitui-se um dos muitos fios com que se tecem as redes simbólicas do nosso cotidiano e, que o seu estudo é como um espelho em que nos vemos e podemos descobrir como nós somos.
O povo Tembé das aldeias da região de Tomé-açu faz o seu repasse dos costumes em datas marcadas, realizando noites culturais. É feito em forma de conversas, cantando e dançando, mas também, na medida em que os filhos acompanham seus pais nas atividades quando já estão na juventude e através dos conhecimentos dos mais velhos. Pois a importância da cultura está embasada na identidade e no fortalecimento como indígena uma vez que toda história de um povo está na sua cultura nos seus costumes, nos mitos e lendas, no canto e na dança e em sua forma de expressão. E para mantê-la é preciso vivê-la no dia-a-dia.
A idéia de Deus é permeada pela noção de natureza, é um Deus criador, um Deus que cria e que fez o céu e a terra e tudo que nele há, que deu vida a todos, isso é observado nas aldeias e utilizado no contexto das pregações e ensinamentos.
Nas aldeias estão acontecendo cultos mensais, onde é pregada a palavra e ensinada as crianças, é um trabalho que vem se solidificando com a presença missionária marcante.
Junte-se a nós nesse trabalho de atingir os povos indígenas e especial os Tembé, que estão sedentos de ouvir a Palavra de Deus, é preciso de um investimento urgente, para que isso aconteça, sua vida é indispensável.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante para nós. Agradecidas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...