o que quer dizer corpus christi, o que significa corpus christi, corpus christi o que é,



COMO SURGIU A FESTA DE CORPUS CHRISTI?
Publicado em 3/15/2005
Por Natanael Rinaldi Revista Defesa da Fé-nº 69
O governo brasileiro extinguiu a proibição do trabalho em grande parte dos dias considerados santos pelos católicos. Entretanto, um dos feriados religiosos que ainda permanece de pé é o dia em que se comemora a festa de Corpus Christi (expressão latina que significa "Corpo de Cristo").

A festa é celebrada anualmente, mas não tem um dia fixo, ou seja, sua data é móvel e deve sempre ocorrer numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 

Na realidade, a observação da festa deveria ocorrer na quinta-feira da semana santa, o dia da última Ceia, mas foi transferida para outra data para que não fosse prejudicada por causa das celebrações em torno da cruz e da morte de Jesus Cristo, na sexta-feira santa.

ORIGEM DAS COMEMORAÇÕES

Tudo começou com a religiosa Juliana de Cornellon, nascida na Bélgica, em 1193. Segundo alegou, teve insistentes visões da Virgem Maria ordenando-lhe a realização de uma grandiosa festa. Juliana (mais tarde Santa Juliana) afirmava que a festa seria instituída para honrar a presença real de Jesus na hóstia, ou seja, o corpo místico de Jesus na Santíssima Eucaristia. Ainda quando era bispo, o papa Urbano IV teve conhecimento dessas visões e resolveu estendêla à Igreja Universal, o que então já era uma verdadeira festa. Pela bula "Transituru do Mundo", publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV a consagrou em todo o mundo, com uma finalidade tríplice:

- Prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo

- Pedir perdão a Jesus Cristo pelos ultrajes cometidos pelos ateus

- Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na hóstia consagrada


NO BRASIL

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. É que dias antes das procissões, as câmaras municipais exigiam que as casas de moradia e de comércio fossem enfeitadas com folhas e flores. Na época, quando o Brasil ainda era uma colônia, participavam da procissão membros de todas as classes, incluindo os escravos, os leigos das ordens terceiras e os militares. Durante muitos anos, o entrosamento do povo com o governo, e vice-versa, foi praticamente completo. Um exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI acompanhou a primeira procissão de Corpus Christi, realizada no Rio de Janeiro.


AS PROCISSÕES

O que marca a festa de Corpus Christi são as procissões, quando ocorrem as ornamentações das ruas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, etc. Desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes vistosos e admirados pelos que acompanham as procissões.


O MAIS IMPORTANTE

O momento mais solene da festividade de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia católica. No momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado por todos os presentes e, de uma extremidade a outra, tocasse a sineta que anuncia a passagem do cortejo. As reações das pessoas são as mais variadas. Algumas se comovem ao extremo e choram, outras se ajoelham diante do hostiário. De ponto em ponto, há uma parada, quando, então, se entoam cânticos tradicionais. Segundo a liderança romana, as ornamentações são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todas as pessoas. Representa uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.


EUCARISTIA

Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: "A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual".

Ensina, ainda, que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que se encontra no céu. Esclarece também que essa mudança, conhecida como transubstanciação, "ocorre no ato em que o sacerdote, na santa missa, pronuncia as palavras de consagração: 'Isto é o meu corpo; este é o meu sangue'''.

O catecismo católico traz uma pergunta com relação ao Sacramento da Eucaristia nos seguintes termos: "Deve-se adorar a Eucaristia?". E responde: "A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor".


O QUE DIZ A BÍBLIA?

Os católicos procuram justificar a festa de Corpus Christi com a Bíblia citando partes dela que supostamente dão base para o dogma da Eucaristia. Os textos mais freqüentemente usados são os de Mateus 26.26-29; Lucas 22.14-20 e João 6.53-56.

Essa doutrina é contrária ao bom senso e ao testemunho dos sentidos: o bom senso não pode admitir que o pão e o vinho oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos na Ceia fossem a sua própria carne e o seu próprio sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles vivo, em carne e osso. É manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica, que queria dizer: "Este pão que parto representa o meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa o meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados". Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda no sentido literal estas expressões simbólicas do Salvador. A razão humana não pode admitir tampouco o pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lc 24.39-43; Fp 3.20-21), esteja nos elementos da Ceia.

Biblicamente, a Ceia é uma ordenança e não uma Eucaristia; era empregado o pão e não a hóstia; é um memorial, como se lê em 1 Coríntios 11.25,26, e sua simbologia está em conformidade com o método de ensinamento do Senhor Jesus, que usou muitas palavras de forma figurada: "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12); "Eu sou a porta" (Jo 10.9); "Eu sou a videira verdadeira" (Jo 15.1). Quando Jesus mencionou na última Ceia os elementos "pão" e "vinho", não deu qualquer motivo para se crer na transubstanciação.

Não se engane, adorar a Eucaristia também é um ato de idolatria!


Fonte:  jesussite.com.br


Versículos bíblicos que comprovam o real sentido da expressão "corpo de cristo" na Bíblia Sagrada.
1 Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?
1 Coríntios 12:27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
Romanos 12:5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
Efésios 5:23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Colossenses 1:24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;


livro sem palavras como pulseiras para evangelismo infantil, puslseira para evangelizar crianças,MM Métodos de Evangelismo Infantil Pulseira LSP

livro sem palavras, para evangelizar as crianças, livro sem palavras para evangelismo pessoal infantil,MM Métodos de Evangelismo Infantil LSP Diagrama

métodos para evangelizar crianças, métodos para o evangelismo infantil, livro sem palavras,MM Métodos de Evangelismo Infantil

como evangelizar com o livro sem palavras, trabalhar com o livro sem palavras, MM Métodos de evangelismo Infantil

como usar o livro sem palavras, como evangelizar com o livro sem palavras, como usar as cores do livro sem palavras "Evangelismo Criativo " Camiseta com Cores" ( livro sem palavras )

música do livro sem palavras, como evangelizar com o livro sem palavras música,Meu coração era sujo... Livro sem palavras - Alvin e os Esquilos

música do livro sem palavras, livro sem palavras música,MÚSICA DO LIVRO SEM PALAVRAS - LSP

como evangelizar com o Livro sem Palavras, evangelismo infantil com o Livro sem Palavras,evangelização com o Livro Sem Palavras, "Livro Sem Palavras"

música evangélica infantil com letra, música infantil gospel com letra, cântico visualizado,SE JESUS TE SATISFAZ

letra de música evangélica infantil, música gospel infantil com letra, cântico visualizado,este é o dia que fez o Senhor

música infantil evangelica, música gospel infantil, cântico visualizado,A alegria esta no coracao

historia para o dia das mães, para o dia das mães história,FONTE A REVISTA O EVANGELISTA DE CRIANÇAS DA APEC. O PRESENTE PERFEITO HISTÓRIA PARA SER CONTADA OU DRAMATIZADA NO DIA DAS MÃES

História para ser contada ou dramatizada no Dia das Mães

Créditos:  A Revista "O EVANGELISTA DE CRIANÇAS" DA APEC - Aliança Pró- Evangelização de Crianças.
Endereço: apec.com.br












Fonte: cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.br



certificado para o dia das mães, cartão para o dia das mães





Fonte:  professoracintia.blogspot.com



Créditos mantidos


Fonte: ministerioinfantilpequeninosdecristo.blogspot.com.br









atividades para o dia das maes, dia das mães atividades







Fonte: espacoeducar-liza.blogspot.com


Dica:  Evangeliza!

Visite esse Blog e lá encontrará extenso conteúdo para você professor(a) em todas as matérias.




desenhos dia das mães para colorir, para colorir desenhos para o dia das mães





Fonte:  rosaentreespinhos.blogspot.com.br





Fonte: espacoeducar-liza.blogspot.com.br


Fonte:  sempretops.com


lembrancinha para o dia das mães em EVA, para o dia das mães, lembrancinhas em EVA

Porta-guardanapos
Fonte: pirlim-pimpim.blogspot.com




Marca-texto
Fonte:  escolabiblicacriativa.blogspot.com.br


lembrancinha para o dia das mães cartão, corrente coração, dia das mães cartão corrente coração,







Fonte:  passoapasso.reciclaedecora.com


Créditos mantidos







Créditos mantidos












lembrancinha para o dia das mães, decoupage sabonete, para o dia das mães decoupage sabonete,Lu Heringer - Decoupage em Sabonete - (Parte 1)

lembrancinha para o dia das mães, dia das mães lembrancinha decoupage sabonete,Lu Heringer - Decoupage em sabonete- (Parte 2)

lembrancinha para o dia das mães, decoupage sabonete, dia das maes lembrancinha sabonete,Lu Heringer - Decoupage em sabonete - (Parte 3 - final)

lembrancinha para o dia das maes, para o dia das mães lembrancinha,Passo a Passo capa de caderno para o Dia das Mães - Celiaarte (Parte 1

lembrancinha para o dia das mães, para o dia das mães lembrancinha,Passo a Passo capa de caderno para o Dia das Mães - Celiaarte (Parte 2)

lembrancinha para o dia das mães flor, para o dia das mães lembrancinha, FLOR DE TECIDO II - Cynara Zumba (PARTE 1)

lembrancinha para o dia das mães, para o dia das mães lembrancinha, FLOR DE TECIDO II - Cynara Zumba (parte 2)

música para o dia das mães, flor mamãe, flor mamãe música para o dia das mães,FLOR MAMÃE - Ronaldo Lírio

música para o dia das mães, linda demais! para o dia das mães música,Flor mamãe

lembrancinha para o dia das mães flores em E.V.A, EVA flores para o dia das mães,Passo a Passo EVA Raber para Dia das Mães. (Parte 1)

lembrancinha para o dia das mães de flores em E.V.A,flores em E.V.A para o dia das mães,Passo a Passo EVA Raber para Dia das Mães. (Parte 2)

lembrancinha para o dia das mães guirlanda de fllores em E.V.A, flores em E.V.A.Passo a Passo EVA Raber para Dia das Mães (PARTE 3)

lembrancinha para o dia das mães flores com balas de goma, dia das mães balas de gomas,Aprenda a fazer flores com bala de goma para festas e etc. Taainá e Gaaby

lembrancinha para o dia das mães flor de tecido, dia das mães lembrancinha,FLOR DE TECIDO DOBRADO - Cynara Zumba

lembrancinha para o dia das mães tiara, tiara para o dia das mães, Tienes un collar que no utilizas?... NO LO TIRES!

lembrancinha para o dia das mães colar de feltro, colar de feltro dia das mães, COLAR DE FELTRO PARA O DIA DAS MÃES COM A ARTESÃ ROBERTA

lembrancinha para o dia das mães cartões, cartões dia das mães lembranças










  
Aberto esse cartão ficará assim.  Lindo, Andressa.

Fonte: andressabetinasse.blogspot.com




lembrancinha para o dia das mães flor-porta-retrato, dia das mães lembrança, flor porta-retrato



Pode ser confecionado em papel craft contornado com papel estampado e feita em tamanho pequeno e colada a foto de cada criança.  Poderá utilizar o E.V.A

Fonte: easy-child-crafts.com






Podem ser recortadas flores e corações, montá-las com arame e colocados em vasinhos cobertos e enfeitado com rendinha ou num papel craft, colá-las no mesmo, inclusive a rendinha que dará um lindo efeito.

Fonte: makingfriends.com





Lindo, maravilhoso!  Esse é  prático e fácil para  confeccionar.

Fonte:  howaboutorange.blogspot.com





lembrancinha para o dia das mães, dia das mães lembranças












 
Usando palitos de picolé  e sucatas da tela, as crianças podem criar essa atividade divertida e bonito jardim de flores com materiais reciclados.

O que você vai precisar de:
• Os pedaços de tecido em cores vivas
• Tesouras
• 7 varas de artesanato
•  cola branca
• 2 "rabos de ratos" ou outro material similar,  verdes
pintura do ofício Branco
• 1 folha de feltro rosa

 
Como fazer isso:
Cortar algumas formas simples do tecido para suas flores.  Corte pequenos círculos e quadrados e cole os para o centro de algumas das suas formas de flores. (Ver foto).
Alinhe os 5 palitos de picolé lado a lado.  Deve haver espaço suficiente entre cada um palito de sorvete que se estenderá em todos os 5, horizontalmente. Bastão de cola uma na parte superior e um na parte inferior, a partir do topo e no fundo. Deixe a cola secar,  depois pinte a cerca de branco.  (Ver foto).
Corte o "rabo de rato" em 6 diferentes comprimentos. Cole-o nas hastes da cerca. (Ver foto).
Cole as flores na parte de cima de cada haste verde. (Ver foto).
Cole a cerca em um pedaço de feltro rosa. Corte em torno da borda para criar uma divisão mesmo.

Dica:
 
1. Você poderá colar num tecido rústico e assim, terá um panô para presenteá-lo e sendo assim, deverá colocar uma ripinha em cima e outra embaixo e um cordão que será preso em cada lado para servir como gancho.


Autora: Amanda Formaro 

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...