Já curtiu?

Pesquisar este blog

O aconselhamento espiritual


 O Aconselhamento Espiritual


                O aconselhamento cristão é um preceito bíblico que tem como propósito ajudar e edificar os membros do Corpo de Cristo. É por meio do aconselhamento aplicado às igrejas que somos levados a permanecer firmes na fé até a volta de Cristo.
                O Novo Testamento emprega diversas palavras que descrevem e definem a prática do aconselhamento espiritual.
A)     Admoestar. Significa aconselhar, advertir. Refere-se aos conselhos e advertências que dizem respeito à prática de uma vida cristã. A Bíblia nos orienta a cuidarmos uns dos outros, instruindo e aconselhando de acordo com as Escrituras Sagradas (Rm 14.1-23; Gl 6.1,2)
B)      Exortar. É um dom espiritual concedido por Deus para encorajar e fortalecer a vida espiritual dos crentes (Rm 12.8). A palavra exortar, como aparece no Novo Testamento, significa encorajar, consolar. A exortação, como aconselhamento, deve ser exercida por todos os crentes: “Exortai-vos uns aos outros todos os dias” (Hb 3.13).  Exortar é biblicamente uma prática cristã, na qual os crentes são encorajados, consolados e exortados mutuamente a permanecerem fiéis ao Senhor.
C)      Repreender. É um ato de censura ou desaprovação a uma ação errada. No Antigo Testamento, o povo judeu era ensinado a repreender o seu próximo, a fim de mostrar-lhe o erro e impedi-lo de continuar pecando. Devemos repreender um irmão com amor e prudência, sempre no momento oportuno, para vê-lo progredir na fé, pois do contrário, poderá ser motivado a continuar pecando.
D)     Redarguir. É falar com uma pessoa a respeito de seu erro ou estado espiritual, até que fique convicta de sua situação.
Todo aconselhamento espiritual deve ser feito com oração, amor e sabedoria de Deus, considerando o outro como conservo na fé e membro do Corpo de Cristo(1 Co 12.12-27). Devemos exercê-lo como uma prática que desenvolve a espiritualidade cristã, a edificação individual e coletiva da Igreja.

Fonte: Lições Bíblicas, CPAD, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante para nós. Agradecidas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...