Já curtiu?

Pesquisar este blog

Jogo-certo-ou-errado-adolescentes

Jogo do Certo ou Errado



1)      Abraão e Sara, além de marido e mulher, também eram irmãos.
CERTO! Abraão e Sara também eram irmãos. “E na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha de minha mãe, e veio a ser minha mulher.” (Gn 20.12).


2)      Rebeca, além de esposa de Isaque, também era sua tia.
ERRADO! Rebeca e Isaque eram primos em segundo grau. “Eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão.”  (Gn 24.15)

3)      A lei proibia que se comesse carne de porco.
CERTO! “Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não remói; este vos será imundo.”(Lv 11.7)

4)      O profeta  Elias foi alimentado com pão e carne, por duas pombas.
ERRADO! Elias foi alimentado por dois corvos. “ E os corvos lhe traziam pão e carne à noite, e bebia do ribeiro.” (I Rs 17.6).

5)      A lei proibia que se comessem corvos.
CERTO! “ E, das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, e o milhano, e o abutre, segundo a sua espécie, todo corvo, segundo a sua espécie.”(Lv 11.13-15)

6)      Deus feriu Israel porque Davi mandou contar o povo.
CERTO! “ E esse negócio também pareceu mal aos olhos de Deus, pelo que feriu a Israel.” (I Cr 21.7).

7)      Balaão foi interrogado por uma jumenta.
CERTO! “ Então, o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancastes estas três vezes?” (Nm 22.28)

8)      Rebeca tinha um irmão chamado Lobão.
ERRADO! O nome do irmão de Rebeca era Labão. “Rebeca tinha um irmão chamado Labão.” (Gn 24.29)

9)      Uma mulher, chamada Sísera, matou um capitão de exército, chamado Jael, com uma estaca.
ERRADO! Foi a Jael que matou o Sísera. “E eis que seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. E veio a ela, e eis que Sísera jazia morto, e a estaca, na fonte.” (Jz 4.22)

10)  Os israelitas tiveram vontade de comer pepino ao atravessarem o deserto.
CERTO! “Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.”(Nm 11.5)
11)  Débora foi uma juíza de Israel.
Com certeza! “E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” (Jz 4.1)

12)  Sansão incendiou as plantações dos filisteus, colocando tições nas caudas de trezentas raposas.
CERTO! “E foi Sansão, e tomou trezentas raposas, e, tomando tições, as virou cauda a cauda, e lhes pois um tição no meio de cada duas caudas. (Jz 15.4)

13)  Se uma família fosse muito pequena, poderia comer um coelho assado no lugar do carneiro, na Páscoa, daí surgiu a tradição do coelho da páscoa.
ERRADO! Se uma família fosse muito pequena deveria se juntar com outra. O coelho era considerado um animal imundo. “O coelho, porque remói, mas não tem as unhas fendidas; este vos será imundo.” (Lv 11.5)

14)  Além de Samuel, Ana também teve mais sete filhos.
ERRADO! Além de Samuel, Ana teve mais cinco filhos. “ Visitou, pois, o Senhor a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas.” (I Sm 2.21)


15)  O sacerdote Eli era um homem muito magro.
ERRADO! “ Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto o homem era velho e pesado.

16)  O nome da mãe de Timóteo era Lóide.
ERRADO! Lóide era avó de Timóteo. “ Trazendo à memória a fé que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice.” ( II Tm 1.5)

17)  Lucas era um médico.
CERTO!  “Saúda-vos Lucas, o médico amado.” (I Ts 4.14)

18)  Paulo pediu que os irmãos evitassem o beijo nas suas saudações.
ERRADO! Ele fez justamente o contrário. “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” (I Co 16.20)

19)  A Rainha do mar era uma deusa pagã citada no livro do profeta Jeremias.
ERRADO! A deusa pagã citada no livro do profeta Jeremias era a Rainha dos céus. “E as mulheres amassam farinha, para fazerem bolos à Rainha dos céus” (Jr 7.18)

20)    Agripa era uma cristã que ajudava Paulo.
ERRADO! Agripa era um rei. “ Tenho-me por venturoso, ó rei Agripa.” (At 26.2)

21)  Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não morreram e nem mesmo se queimaram ao serem lançados, por ordem de Nabucodonosor, em uma fornalha ardente.
ERRADO! Só foram lançados: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Daniel não estava presente. O quarto homem visto na fornalha, era um anjo. “ E estes três homens,  Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,  caíram atados dentro do forno de fogo ardente.” (Dn 3.23).

22)  A lei proibia que se lavrasse a terra com uma junta de boi e jumento juntos.
CERTO!  “ Com boi e jumento juntamente não lavrarás.”(Dt 22.10)

23)  O rei Nabucodonosor viveu como um animal no campo.
CERTO! “Se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens e comia ervas como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.” (Dn 4.33).

24)  A vara de Moisés se tornou uma serpente na frente de Faraó.
ERRADO! A vara que virou serpente foi a de Arão, irmão de Moisés. “E lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante de seus servos, e tornou-se me serpente”. (Ex 7.10)

25)  Raquel era cunhado de Jacó.
CERTO! Apesar de ser esposa de Jacó, Raquel também era sua cunhada, pois sua irmã Léia foi dada primeiro a Jacó, que a recebeu enganado, no lugar de Raquel. “ E amou também a Raquel mais do que Leia; e serviu com ele outros sete anos.” (Gn 29.30)

26)  Absalão, filho de Davi, apaixonou-se pela sua própria irmã, que se chamava Tamar.
ERRADO! Quem se apaixonou por ela foi Amnon, outro filho de Davi. “E angustiou-se Amnon, até adoecer, por Tamar, sua irmã. (II Sm 13.2)

27)  Absalão, filho de Davi, tinha inveja de seu pai, porque era muito feio.
ERRADO! O cara era muito lindo. “ Não havia, porém, em todo Israel homem tão belo como Absalão.” (II Sm 14.25)

28)  Abraão negou que Sara era sua mulher, dizendo que era sua irmã, com medo que fosse morto por sua esposa ser muito bonita.
CERTO! “ E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor de minha mulher.” (Gn 20.11)
 
29)  Rúben era filho de Jacó e Leia.
CERTO! “E concebeu Leia, e teve um filho, e chamou o seu nome Rubem.” (Gn 29.32)

30)  Jacó deslocou um braço lutando com um anjo, que mudou seu nome para Israel.
ERRADO! Realmente Jacó lutou com um anjo, que mudou seu nome para Israel. Mas foi a coxa que ficou com o nervo deslocado. “E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. (Gn 32.25)

31)  Deus mandou que Jeremias descesse à casa do oleiro.
CERTO! “Palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.” (Jr 18.1)

32)  Ezequiel disse para Deus que não poderia profetizar porque ainda era uma criança.
ERRADO! Quem disse isto foi Jeremias. “Então disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.” (Jr 1.6)

33)  O profeta Isaías era filho de Uzias.
ERRADO! Isaías era filho de Amoz. Uzias era o nome do rei que morreu no ano em que ele teve uma tremenda visão dos céus. “Visão que teve Isaías, filho de Amoz.” (Is 2.1)

34)  O Salmo 117 possui apenas um versículo.
ERRADO! O Salmo 117 é pequeno, mas nem tanto. Ele possui dois versículos. “Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do senhor é para sempre. Louvai ao Senhor.” ( Sl 117. 2)



35)  O profeta João Batista comia insetos.
CERTO! “E João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.”(Mt 3.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, ele é muito importante para nós. Agradecidas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...